Cientistas encontram bactéria ligada ao câncer de mama

Estudo compara a composição bacteriana no tecido mamário saudável em relação ao tecido com câncer

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 09/10/2017

Em um estudo recente, pesquisadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriram diferenças na composição bacteriana do tecido mamário de mulheres saudáveis em comparação a mulheres com câncer de mama. A equipe de pesquisa descobriu pela primeira vez que o tecido mamário saudável contém mais espécies de bactérias Methylobacterium, uma descoberta que poderia oferecer uma nova perspectiva na luta contra o câncer de mama.

As bactérias que vivem no corpo, conhecidas como microbioma, influenciam muitas doenças. Pesquisadores já suspeitavam que um "microbioma" existisse dentro do tecido mamário e que ele desempenhava um papel no câncer de mama, mas ainda não tinha sido traçado em detalhe. A equipe de pesquisa deu o primeiro passo para a compreensão da composição das bactérias no câncer de mama, descobrindo várias diferenças microbianas no tecido mamário saudável e cancerígeno.

O estudo examinou os tecidos de 78 pacientes submetidos a mastectomia para carcinoma invasivo ou cirurgia de mama estética eletiva. Além disso, eles examinaram a saliva e a urina para determinar a composição bacteriana desses locais distantes no organismo. Além do achado de Methylobacterium, a equipe descobriu que as amostras de urina de pacientes com câncer tinham níveis aumentados de bactérias grampositivas, incluindo Staphylococcus e Actinomyces. São necessários mais estudos para determinar o papel que esses organismos podem desempenhar no câncer de mama.

"Se pudermos atacar bactérias pró-câncer específicas, podemos tornar o ambiente menos hospitaleiro para o câncer e melhorar os tratamentos existentes. Estudos maiores são necessários, mas esse trabalho é sólido primeiro para entender melhor o papel significativo dos desequilíbrios bacterianos no câncer de mama", diz Stephen Grobymer, autor principal e chefe de seção de Cirurgia Oncológica e diretor de Serviços de Mama na Cleveland Clinic.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.