Cientistas estão próximos de criar exame de sangue para diagnosticar metástase do câncer de mama

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de mama irão desenvolver metástases cerebrais ao longo da vida

POR REDAÇÃO - PUBLICADO EM 04/08/2017

Pesquisadores do Houston Methodist Hospital estão mais próximos de criar um exame de sangue capaz de identificar quais pacientes com câncer de mama têm mais chance de desenvolver metástase cerebral.

PUBLICIDADE

Os cientistas detectaram um grupo distinto de células tumorais circulantes associadas a metástases cerebrais,. Sendo assim, a descoberta possibilita que os pesquisadores fiquem mais próxímos de entenderem como as células metastáticas podem se desenvolver em pacientes com câncer de mama e como elas se espalham pelo cérebro. .

As características das células metastáticas cerebrais do câncer de mama são diferentes de outras células tumorais. Sendo assim, ao entender a informação contida nessas células, os cientistas terão maiores chances de desenvolver uma ferramenta de triagem mais sensível para detectar o câncer metastático pelo sangue, possivelmente antes mesmo de a metástase ser radiologicamente detectável pela ressonância magnética.

É importante dizer que a ressonância magnética é o procedimento padrão para diagnosticar a metástase cerebral do câncer de mama. No entanto, a maioria dos casos detecta a presença do câncer quando já está num estágio com poucas opções de tratamentos curativos disponíveis. De acordo com os especialistas, cerca de 20% dos pacientes com câncer de mama irão desenvolver metástases cerebrais ao longo da vida.

Os pesquisadores estão focados em aumentar a quantidade de pessoas que participarão do estudo. O objetivo final é transformar essa informação no desenvolvimento de dois tipos de biópsias líquidas não invasivas que poderão ser usadas pelos médicos. A primeira visa ser um método de triagem para prever metástases cerebrais antes de a doença ser detectável pelos padrões de diagnósticos atuais. A seguinte tem o objetivo de monitorar a eficácia do tratamento em tempo real em pacientes com diagnóstico de metástase cerebral.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)
Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.